AVALIAÇÕES
2024.2
- AV1 • 16 a 21/09
- AV2 • 18 a 23/11
- AV3 • 04/12
- 2ª CHAMADA AV1/AV2 • 25 a 30/11
- PROVA FINAL • 11 a 17/12
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Histórico e aplicações da CG
- Sistemas e equipamentos gráficos
- Representação vetorial e matricial
- Conversão matricial de primitivas gráficas
- Transformações e projeções geométricas
- Sistemas de coordenadas
- Algoritmos de recorte
- Algoritmos de projeção
- Sintetização de imagens
- Modelagem de objetos sólidos
REFERÊNCIA BÁSICA
Computação Gráfica
para programadores Java
para programadores Java
AMMERAAL, L.; ZHANG, K.
São Paulo: LTC, 2008.
São Paulo: LTC, 2008.
Computação Gráfica Vol. 2
CONCI, A.; AZEVEDO, E.; LETA, F.
Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
Uma breve introdução
à Computação Gráfica
à Computação Gráfica
RIBEIRO M. M.; MENEZES, M. A.
Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2010.
Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2010.
REFERÊNCIA COMPLEMENTAR
Blender 2.63:
modelagem e animação
modelagem e animação
ALVES, William P.
São Paulo: Érica, 2012.
São Paulo: Érica, 2012.
Introdução à
Informática
Informática
CAPRON, H. L.; JOHNSON, J.
São Paulo: Prentice-Hall, 2004.
São Paulo: Prentice-Hall, 2004.
Introdução à
Ciência da Computação
Ciência da Computação
FEDELI; POLLONI; PERES.
São Paulo: Cengage Learning, 2010.
São Paulo: Cengage Learning, 2010.
OUTROS LIVROS SUGERIDOS
Computação Gráfica:
geração de imagens
geração de imagens
AZEVEDO, E.; CONCI, A.
Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
Abrange e suplanta o conteúdo programático da nossa disciplina.
Imagem digital aplicada:
uma abordagem para estudantes e profissionais
uma abordagem para estudantes e profissionais
GOMIDE, João V. B.
Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
Para interessados no uso de imagens em produção audiovisual, jogos digitais e design gráfico.
Blender 3D:
jogos e animações interativas
jogos e animações interativas
BRITTO, A.
São Paulo: Novatec, 2011.
São Paulo: Novatec, 2011.
Livro de apoio para uso do software.
CURSOS EM DESTAQUE
INFINITY SCHOOL
Cursos: Design Full Stack / Fotografia Design / Marketing Digital / Music Design / Programação Metaverso / Programação Full Stack / Art Design / Film Design
SAGA - School of Art, Game and Animation
Desenvolvimento de Jogos, Computação Gráfica, Arte e Animação.
Cursos: Start / Playgame / Arte Vetorial / Composição de Imagens / Pintura Digital / Efeitos Visuais e Motion Graphics / Edição Audiovisual / Criação de Cenários 3D / Criação de Personagens 3D / Animação 3D / Tecnologias Imersivas.
SAGA - Oficinas gratuitas
Introdução: Games / Animação 2D / Photoshop.
Para quem quer aprofundar, excelentes aulas (que extrapolam o escopo do nosso curso)
Playlist: aulas da disciplina Computação Gráfica do curso de Engenharia de Computação
Universidade Virtual do Estado de São Paulo.
Professor responsável pela disciplina: Helton Hideraldo Bíscaro.
VÍDEOS INTERESSANTES
- NERDOLOGIA TECH - Computação Gráfica (07:02)
Mostra o que faz imagens em filmes e games parecerem - ou não - reais. - NOIZ CRIATIVIDADE - Entenda tudo sobre a teoria das cores (06:50)
Didaticamente, o vídeo ajuda a entender o conceito de cores e como usá-las adequadamente em criação. - SAPIENTI - Teoria das cores para todos (04:50)
Ótimo vídeo que aborda a teoria das cores de maneira simples e objetiva. - TV ENSINAR - Sobre cores no computador (18:02)
Aborda os sistemas de cores usados em aplicativos gráficos. Excelente vídeo de Eduardo Engelmann. - DELL - Resoluções de tela: principais diferenças entre HD, FULL HD, 4K e 8K (04:44)
Explica sucintamente o que é resolução de dispositivo. - CANAL CLAQUETE - Resolução (06:13)
O que é e para que serve 480p, 720p, 1080p e 4k. - DELL - Qualidade de vídeo: Como melhorar a imagem do seu monitor (02:52)
Como configurar a resolução de tela e ajustar cores para prevenir pixelização ou qualidade ruim de vídeo. - MÓI DE MÍDIA - Vetor x Bitmap - Design Gráfico #6 (03:06)
Porque algumas imagens ficam pixelizadas. - FERRAMENTAS DE CRIAÇÃO - A diferença entre imagem vetor e imagem Bitmap (09:12)
Quando usar imagens vetoriais ou imagens matriciais. - LIVRE DESIGN - Comparação entre imagens vetoriais e bitmaps (03:07)
Imagens vetoriais e matriciais são importantes e cada uma tem seu lugar no processo de criação e edição de desenhos. - ESTÚDIO Tuty - Thiara Ney. A diferença entre os formatos de arquivos de imagem (3:43)
Diferenças entre formatos de imagem mais populares. - CLUBE do Design. A diferença entre JPG e PNG (9:12)
Diferença entre dois dos mais comuns formatos de imagem matricial. - FERREIRA Studios. Qual formato de imagem utilizar? GIF, JPEG, BPM, PNG • Ferreira Analisa (20:36)
Cada formato é mais adequado a um tipo de aplicação. Você saberia dizer quais?